quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Hambúrgueres de feijão com molho de cogumelos

Na Quinta comecei a sentir o cansaço a apoderar-se de mim e começou logo a atacar-me ao almoço. Não sabia o que me apetecia almoçar, não tinha planeado nada... Acabei por optar por um mega-hambúrguer caseiro.
Deixo-vos a receita :)

Para dois hambúrgueres grandes:

* 1 lata de feijão (eu usei do preto);
* 3 ou 4 colheres de farinha (eu usei de arroz);
* Temperos a gosto (eu pus sal, pimenta, colorau, alho em pó, salsa picada);
* 1 mãozinha de cajus;
* 2 fatias de pão (eu usei pão de milho e batata-doce);
* 1 resto de milho;
* Tomate;
* Alface;

Para o molho:

* 3 ou 4 cogumelos grandes;
* Bebida de arroz (a olho);
* 1 cubo de caldo Knorr Molho à Cervejeira;
* 1 fio de maionese de iogurte;

Comecei por pôr o feijão, os temperos, parte do restinho do milho, os cajus e a farinha no processador, para triturar e misturar tudo. Entretanto fui cortando os cogumelos, o tomate em rodelas e as folhas de alface. Quando estava tudo triturado e misturado, tirei para uma taça, acrescentei o resto do resto do milho e mexi. Moldei dois hambúrgueres bem grandes e levei-os a tostar um bocadinho numa frigideira com um bocadinho de óleo de côco. Quando achei que estavam bons, tirei-os da frigideira e pus lá os cogumelos. Acrescentei bebida de arroz e um caldo de molho à cervejeira. Confesso que só o usei por ter pena de se estarem ali a estragar. Foram uma oferta, eu nunca compro caldos seja do que for, e pronto olhem, usei mas não precisam de usar se não quiserem. Quando estava o molho bem espesso, desliguei o fogo e comecei a montar o hambúrguer. Torrei o pão, mas só do lado de fora, pus o hambúrguer, o molho, o tomate, alface e o fiozinho da maionese de iogurte (de compra).

Até lambi os dedos, é o que vos digo. Fiquei com pena de não ter uma batata-doce em casa, para fazer umas batatinhas "fritas" para acompanhar.


1 comentário:

Cláudia disse...

Uau mulher, tu andas mesmo a dar-lhe =D

Beijocas